Cidadania Italiana

Eu Tenho direito?

A cidadania italiana é transmitida por sangue (Iuri Sanguinis), e não pelo sobrenome, de uma geração para outra, sem limites. Caso você tenha um ancestral Italiano na família, Bingo! Você já é Italiano! Só precisa reconhecer sua cidadania! Você poderá requerer o seu reconhecimento através de provas documentais na forma da lei, porém, existem algumas exceções.

Se na árvore genealógica existir uma mulher transmitindo a cidadania Ex: Mãe, Avó ou Bisavó, elas só estarão aptas a transmitir a cidadania ao filho se este filho(a) tiver nascido após 01/01/1948, que foi a época da promulgação e constituição da República Italiana.

Existem controvérsias em torno desse assunto e muitas pessoas entendem que a própria mulher tem que ter nascido após essa data, porém não é ela, e sim o seu filho, pois ela pode receber a cidadania italiana se a receber do pai, só não poderá transmiti-la aos próximos descendentes.

Entretanto, hoje é possível reconhecer a cidadania via materna judicialmente através de um advogado italiano. Um processo mais lento do que a cidadania normal (administrativa). De 1 a 3 anos de espera sem precisar ir até a Itália. Todos os requerentes que entram via judicial são deferidos por jurisprudência, desde que, tenham seus vínculos familiares comprovados.

Outra exceção de cidadania é para os imigrantes “Trentinos” da província do Trento. Que a cidadania italiana desses, foi concedida até 2010. Esse território pertencia ao antigo império Austro Húngaro que passou a pertencer à Itália depois da guerra.

Por onde começar?

Descobriu que existe um Italiano na família e não tem idéia de como começar a se organizar para iniciar o seu processo? Calma! Iremos te dar algumas dicas!

É importante que você inicie preparando toda a documentação necessária que é:

– Obter todas as Certidões em linha reta que ligam você, até o Italiano que lhe transmite a cidadania.

IMPORTANTE: Todas as certidões devem ser emitidas em Inteiro Teor . Sendo todas elas, atualizadas. Pois esse tipo de documento possui informações mais detalhadas do que a certidão comum, sendo essencial para o requerimento da Cidadania Italiana.

  • Certidões Antepassado Italiano
    (Nascimento/Casamento/ Óbito) + Certidão Negativa de Naturalização. (CNN)
  • Certidões do filho do Italiano (Nascimento/Casamento/Óbito)
  • Certidões do neto do Italiano (Nascimento/Casamento/Óbito)
  • Certidões dos Pais do Requerente (Nascimento/Casamento/Óbito)
  • Certidões do Requerente (Nascimento/Casamento/ Divórcio se houver)